“CISTO OVARIANO COMPLEXO EM PACIENTE PRÉ PÚBERE – RELATO DE CASO”

Introdução
Os cistos ovarianos são incomuns na faixa etária pediátrica e podem causar complicações como a torção e infertilidade. A seguir, relato de caso de uma criança do sexo feminino em estágio pré puberal com cisto ovariano complexo.

Descrição do caso
Paciente sexo feminino, 8 anos de idade, encaminhada por dor em região de hipogástrio, de caráter progressivo e obstipação intestinal há 2 meses. Procurou atendimento médico por várias vezes, recebendo alta com sintomáticos e antiparasitários. No último atendimento foi transferida para Pronto Socorro Infantil devido a massa abdominal volumosa em mesogástrio e hipogástrio, com contornos definidos, móvel, indolor à palpação. Realizada ultrassonografia abdominal que visualizou formação cística de paredes regulares confirmada por tomografia computadorizada, que evidenciou volumosa imagem cística medindo cerca de 18,0 x 8,5 x 13,7 cm (volume estimado de 1089 ml), ocupando as regiões mesogástrica e hipogástrica do abdome, com pequeno foco calcificado linear em sua parede direita, comprimindo as alças intestinais. Paciente foi submetida à ooforectomia.

Discussão
Os cistos ovarianos são raros na faixa etária pediátrica e a sua incidência varia de acordo com a idade, sendo maior entre os 10 a 18 anos de idade (55). Na idade pré puberal caracterizam-se por ter característica funcional na maioria dos casos. São considerados complexos quando maiores do que 5 cm e a abordagem deve ser cirúrgica para evitar complicações como torção ovariana, necrose e evolução para infertilidade.

Conclusão
Apesar de incomum na faixa etária pediátrica, os cistos ovarianos devem fazer parte do diagnóstico diferencial das massas abdominais a fim de instituir o tratamento adequado e prevenir complicações com evolução para infertilidade.